segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Interpretar coluna usuário e quantidade de participantes no relatório de categoria de curso

    Neste post vamos fazer uma leitura dos dados das colunas usuário e quantidade de participantes no relatório de categoria de curso extraído pelo sistema Badiu GMoodle.
   
 Ao acessar o relatório de categoria de curso no menu horizontal do sistema Badiu GMoodle, será exibida uma tabela, como mostra a figura abaixo.


Nessa tabela, os dados das colunas Usuário e Quant. de Participantes, destacados em vermelho,  são parecidos.  A diferença é a que primeira coluna informa o número total de usuários vinculado nos cursos enquanto a segunda coluna, informa o número total de inscrição nos cursos. Se houver 2 usuários e cada um estiver inscrito em 3 cursos, na primeira coluna computaria o total de   2 registros. Já na segunda coluna computaria o total de 6 registros, ou seja, total de registro de matrícula nos cursos. 

A figura acima indica que na categoria de curso Pedagogia há 7 cursos.  A coluna Usuário traz o seguinte dado: 93 de 108 (86%). Isso significa que nos 7 cursos há 108 usuários. O número 93 indica a quantidade dos usuários que acessaram os cursos, ou seja,  do total dos 108 usuários apenas 93 acessaram os cursos. Isso representa  86% em relação ao total de 108. 

    Já a coluna Quant. de participantes  traz o seguinte dado: 126 de 147 (85%). Isso significa que nos 7 cursos há 147 participantes inscritos independente do perfil (aluno, tutor, autor do curso etc) . Já o número 126 são os participantes que acessaram os cursos. Isso corresponde 85% de total das inscrições em relação ao total de 147. 

    A diferença de valor nas duas colunas está no método de contagem. A coluna usuários conta quantidade de registro de usuário sem duplicação de inscrição nos cursos cadastrados na categoria e nas subcategorias. A quantidade de participantes conta quantidade de inscrição, ou seja, da matrícula. Um mesmo usuário pode estar matriculado em mais de um curso. Se o valor total das duas colunas forem iguais, isso  significa que cada usuário está inscrito em apenas um único curso. Já se quantidade de participantes for maior que quantidade de usuário, isso significa que há usuários inscritos em mais de um curso. 

    Essa informação é útil para mapear quantidade de curso que cada usuário está inscrito. Isso facilita identificar possíveis falhas de inscrição caso cada usuário deve ser inscrito em número limitado de cursos. Essa é uma das vantagens de usar o sistema Badiu GMoodle. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário