terça-feira, 30 de julho de 2013

Criar agrupamento de usuários do Moodle por empresa

    Neste post vamos mostrar como classificar usuários por empresa  para efeito de relatório. Usaremos o recurso agrupamento do sistema Badiu GMoodle.

    O agrupamento de usuário por empresa atende a necessidade de filtrar relatórios por empresa. Essa situação é comum quando os cursos no Moodle são ofertados para alunos de diferentes empresas, e a gerencia de   cada empresa  solicita relatórios de participação dos seus respectivos quadros.

    Criar agrupamento por empresa segue a mesma lógica e procedimento descrito no post http://gmoodle.blogspot.com.br/2013/02/criar-agrupamento-de-usuarios-do-moodle.html que explica como criar agrupamento de usuário por cidade. Na prática, a diferença está no nome da classificação. Ao invés da cidade, colocamos empresa.
    Para criar agrupamento de usuário por empresa,  siga os seguintes passos:


1° Passo - Acesse sua conta do GMoodle
Caso você use o GMoodle On-Line, acesse o endereço da sua conta.  Se não acesso o GMoodle do seu próprio servidor.

2° Passo - Acesse o menu Agrupamento

Navegue no menu  Opções/ Agrupamento 



3° Passo  - Adicionar novo Agrupamento
Como mostra a figura abaixo, nenhum agrupamento foi criado ainda. Para  criar um novo agrupamento, clique no botão Cadastrar Novo

 
4° Passo – Criar agrupamento pai
   Vamos criar o primeiro agrupamento como agrupamento pai denominado Empresa. Preencha o formulário como mostra  a figura abaixo. 


Escolha a opção Usuário no campo tipo.  Como mostra a figura acima, o agrupamento pode ser de categoria de curso, curso e usuário. No nosso caso vai ser do tipo usuário.
 

Clique botão Salvar ou Salvar e Fechar para processar o cadastro. A primeira opção salva os dados e limpa o formulário para receber novo cadastro. A segunda   já salva os dados e fecha o formulário.  Criamos agrupamento Cidade como  raiz, ou seja, o agrupamento pai para os demais agrupamento. O nome das cidades devem ficar dentro desse agrupamento.

5° Passo – Criar agrupamento filho com nome das empresas
a) Uma vez criado o agrupamento raiz, vamos criar os sub agrupamentos com nome de cada empresa. Para isso, clique no botão Cadastrar Novo como mostra a figura abaixo. 


Caso no 4° passo você  tenha clicado no botão Salvar, não será necessário clicar no botão Cadastrar Novo uma vez que o formulário de cadastrado ficará aberto para receber novo cadastrado.

b) Efetue o cadastro da empresa  como mostra a figura abaixo. 


No campo Agrupamento pai, selecione a opção Empresa, o agrupamento raiz cadastrado no 4° passo. Qualquer agrupamento pode ser considerado agrupamento pai. No campo tipo, selecione a opção Usuário. Preencha o campo e-mail caso prenda disparar e-mail automático para empresa com relatórios de participação dos usuários usando sistema de agendamento.  Feito isso, clique no botão Salvar ou Salvar e Fechar.

c) Repita os procedimentos a) e b) para efetuar cadastro das outras empresas. Neste exemplo cadastramos mais duas empresas. O nome das empresas cadastras são fictícias.

5° Passo – Adicionar usuários ao agrupamento
 Agora que já criamos os agrupamentos, vamos adicionar os usuários a cada agrupamento.

a) Vamos vincular os usuários à empresa Lax Engenharias LTDA.  Para isso, clique no link Lax Engenharias LTDA como mostra a figura abaixo.


Feito isso, será exibido o detalhe de agrupamento da empresa Lax Engenharias LTDA.

b) No detalhe de agrupamento, como mostra a figura abaixo, ainda nenhum usuário foi vinculado. Para adicionar, clica no botão Cadastrar Novo, como mostra a figura abaixo.


c)Selecione os usuários a serem vinculados à  empresa Lax Engenharias LTDA marcando a caixa de seleção, como mostra a figura abaixo.



Após selecionar, clique no botão Adicionar ou Adicionar e Fechar. A primeira opção salva os dados e limpa o formulário. A segunda   já salva os dados e fecha o formulário.  Ao clicar no botão Adicionar e Fechar será listada a relação de usuários selecionados, como mostra figura abaixo.


 d) Para voltar à lista de agrupamento para selecionar outra empresa e, clique no botão Voltar.

Ao clicar no botão voltar será exibida a relação dos agrupamentos com dados atualizados. Como mostra a figura abaixo, a da empresa Lax Engenharias LTDA 3 usuários cadastrados. 



e) Para cadastrar usuários nas outras empresas, repita os mesmos procedimentos do item a) a d). 
Neste exemplo, vinculamos 3 usuários no agrumamento Lax Engenharias LTDA, 6 em J Indústria LTDA e 10 em LMXI LTDA, como mostra a coluna Quant. de itens. A coluna Quant. de Subitens mostra a quantidade de itens cadastrado nos agrupamentos filhos. Sendo assim, o agrupamento pai Empresa tem ao  todo 19 usuários vinculados como mostra a figura abaixo. 

O valor 19 é  a soma de todos os usuários cadastrados nos agrupamentos   filhos. 


     Neste exemplo vimos como criar agrumamento de usuários por empresa. O mesmo procedimento pode ser adotado para criar agrupamento de curso e também da categoria do curso. 


    O agrumamento serve como um filtro de pesquisa. É uma classificação padronizada de dados não só para  filtrar relatório como também para agrupar dados do relatório. Essa funcionalidade possibilita ao GMoodle customizar  vários tipos de relatório, superando assim as limitações do Moodle no que tange ao relatório.

domingo, 28 de julho de 2013

Relatório de Nota de um Item da Avaliação no Curso do Moodle

    Neste tutorial vamos mostrar como  extrair relatório de nota de um item de avaliação do Moodle pelo sistema Badiu GMoodle.

    No curso do Moodle, cada atividade avaliativa é considerada um item da avaliação. Para navegar nos itens de avaliação no Badiu GMoodle, siga os seguintes passos:

1° Passo - Acesse ambiente  de um curso
Para acessar ambiente de um curso, siga as instruções nesse post:
http://gmoodle.blogspot.com.br/2013/02/acessar-ambiente-de-curso-do-moodle-no.html

2° Passo- Navegue na aba Avaliação
    Ao entrar no ambiente de um curso, por padrão a aba matrícula vem ativada, exibindo a lista de usuários inscritos no curso. Para exibir as avaliações do curso, clique na aba Avaliação, como mostra o a figura abaixo.


Feito isso, será exibida uma página com a relação de todas as avaliações do curso. A avaliação geral exibe uma tabela com  a relação de nota dos alunos para cada avaliação.

3° Passo-  Selecione a opção item de avaliação
    Na página de avaliação, a opção geral vem marcada por padrão. Para exibir dados de apenas uma determinada avaliação, selecione a opção Item de avaliação, como mostra a figura abaixo.

 Feio isso, será exibida uma pagina com a relação de nota apenas de uma determinada avaliação. Por padrão, será exibida a nota final do curso. Tecnicamente, isso no Moodle é considerado um item da avaliação.


4° Passo-  Navegar nas avaliações do curso
    Para visualizar a  nota de uma determinada avaliação, basta selecionar a avaliação, como mostra a figura abaixo. 



Feita a seleção, clique no botão Pesquisar para atualizar a lista de resultado com as notas da avaliação selecionada.

    Uma outra alternativa para acessar um determinado item da avaliação, consiste em clicar no link com o nome da avaliação na página com informação geral sobre as avaliações exibido na figura do 3° passo . Neste caso será aberta uma janela com detalhe da avaliação.

    Navegar nos itens da avaliação no GMoodle vai possibilitar explorar relatórios de nota. Você pode fazer filtros avançados de nota marcando a opção pesquisa avançada. Aproveite o potencial do GMoodle para extrair relatórios de nota do Moodle.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Segurança de Comunicação entre GMoodle e Moodle

    O sistema Badiu GMoodle comunica com Moodle pelo  plugin GMoodle X-Report ou pela conexão direta ao banco de dados. Ambas as alternativas são seguras e não interferem na estrutura de dados do Moodle. 
   
    A primeira alternativa de conexão é mais fácil de configurar. Pelo fato de ser uma conexão web na porta 80, não esbarra no bloqueio do firewall. A diferença das duas alternativas de conexão está na forma como os dados do Moodle são acessados. A tabela abaixo traça um quadro comparativo.



Conexão /Segurança
Plugin GMoodle X-Report
Acesso direto ao banco de dados
Porta de conexão
Porta 80 (servidor web )
Porta do servidor do banco de dados. Porta padrão:
3306 – Mysql
5432 – Postgresql
Tipo de Conexão
HTTP -  Conexão POST no segundo plano a url do plugin GMoodle X-Report instalado no Moodle
TCP/IP JDBC - Conexão com o servidor do banco de dados.
Dados de identificação
Chave de segurança que autentica e criptografa a comunicação
Usuário e senha do banco de dados
Bloqueio do firewall
Porta 80 por padrão é liberada pelo firewall
Tanto na camada do banco de dados quando na do firewall pode ser necessário liberar acesso ao IP origem de conexão caso houver configuração de bloqueio.
Leitura de dados do Moodle
Receber requisição no segundo plano pelo método POST. Comando SQL de consulta (SELECT) é enviado como parâmetro. Processa a consulta e devolve a resposta. Tanto o parâmetro de requisição quanto as respostas são criptografadas.
Comando de consulta (SELECT) são processadas pelo JDBC.
Atualização de dados do Moodle
A versão 1.0 do plugin GMoodle X-Report disponível não processa nenhum comando de atualização (INSERT, UPDATE e DELETE) vindo da requisição do GMoodle. Nas versões futuras, caso isso for contemplado, haverá configuração para o administrador do Moodle permitir esse tipo de operação.
As seguintes operações no GMoodle geram atualização na base do Moodle: cadastro/edição de usuário, inscrição /cancelamento de inscrição no curso. Isso gera comando (INSERT/UPDATE na tabela de usuário) e INSERT/DELETE na tabela de matrícula.

A atualização pode ser desativada ao configurar usuário/senha do banco (usado pelo GMoodle) com perfil apenas de leitura.

Em resumo, a vantagem da comunicação pelo GMoodle X-Report é a facilidade de configuração em que apenas o administrador do Moodle consegue realizar. Já para o acesso ao banco de dados, pode ser necessário solicitar uma senha do banco ao DBA. Além disso,  ainda pode ser necessário pedir ao administrador da rede para liberar  acesso ao firewall caso a conexão ao banco for remota.

    A conexão do GMoodle com Moodle é segura.  Na fábrica de desenvolvimento do GMoodle há um processo muito rigoroso de teste. Os testes envolvem dezenas de versões diferentes do Moodle. Com base na experiência do GMoodle foi criado o blog Moodle SQL - http://moodlesql.blogspot.com.br que auxilia a comunidade a entender como é a arquitetura do banco de dados do Moodle.

    Ao usar o GMoodle, escolha a estratégia de conexão que melhor lhe atenda. A estrutura de dados no Moodle não sofre alteração em decorrência do uso do GMoodle. Toda a operação do GMoodle no Moodle segue as regras da arquitetura da Plataforma Moodle.